Dúvidas?
Por Paula Cassandra Alves
Terça, 10 de Set de 2019
9 min. de leitura
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8 Dicas para o seu restaurante conquistar mais clientes

Aumentar a clientela é sempre um dos principais objetivos de quem possui um restaurante, não é mesmo? Afinal, é preciso manter em alta o movimento do seu estabelecimento para que o negócio siga funcionando com sucesso.

 

No entanto, é comum que, em alguns períodos, mesmo os restaurantes mais frequentados tenham uma queda no seu movimento. E nem sempre isso é apenas culpa das crises econômicas.

 

Afinal, mesmo os restaurantes mais tradicionais devem estar atentos a alguns cuidados. Ou seja, não é porque ele está sempre cheio que você não precisa fazer mais nada. É possível sim sempre melhorar. Quer saber como?

 

Então, continue lendo este artigo e confira as 8 dicas para o seu restaurante conquistar mais clientes e nunca ficar sem movimento. Para tanto, confira as dicas dos tópicos a seguir:

 

1 – Conheça profundamente o seu público alvo

 

Se você deseja que o seu restaurante sempre tenha clientes, conhecer o seu público alvo é fundamental. No entanto, não basta saber apenas se são mais homens ou mulheres que o frequentam ou a sua faixa etária. É preciso obter mais informações.

 

Quanto mais você conhecer o seu público, melhor. Pesquise sobre a sua renda média, perfil familiar, preferências, hábitos, etc. Tudo isso contribui com as decisões que você terá que tomar.

 

Isso porque, ao identificar o perfil da sua clientela, consegue fazer escolhas mais assertivas, seja em relação às promoções que vai promover, seja sobre as mudanças no cardápio e outras.

 

2 – Adapte-se conforme as necessidades do seu público

 

Outra das dicas para o seu restaurante conquistar mais clientes está relacionada com o tópico anterior. Ou seja, a partir do momento que você conhece profundamente os frequentadores do seu restaurante, é possível seguir as tendências do setor que realmente valem a pena.

 

Também torna mais fácil a adaptação para as mudanças necessárias. Afinal, os restaurantes podem oferecer pratos e serviços diferenciados, conforme as novidades aparecem, nas nem sempre se tem a certeza que elas serão bem recebidas pela clientela.

 

No entanto, se você conhece o seu público, é possível saber se essas novidades são positivas para o seu negócio.

 

3 – Atualize o seu cardápio periodicamente

 

Mesmo os restaurantes tradicionais, que oferecem os mesmos pratos há anos, podem perceber muitas vantagens quando atualizam o seu cardápio. Isso não significa que é preciso perder a sua identicidade e fazer tudo diferente.

 

Porém, alguns pratos podem sair do cardápio, se há pouca saída, e outros podem receber ingredientes diferentes, até mesmo se tornarem a sua lucratividade maior. É possível ainda incluir novas opções para manter aqueles clientes que gostam de experimentar as novidades.

 

4 – Marque presença nas redes sociais

 

Até os restaurantes que atendem apenas de dia, somente durante a semana, podem e devem investir nas redes sociais. Não pense que a internet é importante só para restaurantes sofisticados, nos quais é preciso fazer reserva e oferecer serviços diferenciados.

 

Hoje, a web é uma grande aliada na hora de fazer diferentes escolhas e com as refeições não são diferentes. Isso quer dizer que as pessoas costumam olhar nas redes sociais para conferir o endereço de um restaurante, o horário de funcionamento e mesmo o cardápio do dia.

 

Se você oferecer essas informações online, com certeza, está garantido o movimento no seu restaurante todos os dias.

 

5 – Preze pela qualidade e bom atendimento

 

Existem consumidores que até podem ir a um restaurante mesmo se o atendimento não for dos melhores, desde que a comida seja boa. E outros até podem ir naquele onde a comida não é a melhor, mas o atendimento é mais do que especial.

 

Mas ter problema de qualidade e de atendimento não garante nenhum cliente. Melhor ainda se você oferecer ambas as características. Lembre-se: a concorrência é grande no ramo dos restaurantes, o que significa que o mais apropriado é não relaxar em nenhum aspecto.

 

6 – Não perca sua autenticidade mesmo ao crescer

 

Mais uma das dicas para o seu restaurante conquistar mais clientes é para os empresários que estão abrindo novos restaurantes. Não é raro encontrar empresas que perdem a sua autenticidade quando crescem e expandem a sua marca.

 

Mesmo que isso, muitas vezes, aconteça por conta da falha na logística, a verdade é que pode ser bastante prejudicial para o seu negócio. Afinal, se o seu restaurante tem tanto sucesso a ponto de ter que abrir mais estabelecimentos, é porque os clientes gostam dele do jeito que é.

 

7 – Ofereça um preço justo para os clientes

 

O preço justo é mais uma forma de garantir sempre novos clientes, bem como manter a fidelidade dos que já conhecem o seu restaurante. Essa dica é ainda mais bem-vinda para quem está iniciando no ramo dos restaurantes.

 

Afinal, quem abre um estabelecimento já tem como obstáculo se destacar em meio à concorrência que, como já dito, é grande nesse segmento de mercado. Por isso, se elevar muito o preço do seu cardápio pode não ter o chamariz suficiente para formar a sua clientela.

 

Lembre-se que, no início, qualquer tipo de empresa trabalha, principalmente, para pagar as contas. Apenas depois de alguns meses é que o lucro começa a aparecer. Claro que para tornar esse cálculo mais positivo é preciso manter em dia o setor financeiro também.

 

8 – Comunique-se de modo eficiente com o público

 

Por fim, a última das dicas para o seu restaurante conquistar mais clientes é manter uma comunicação constante com o seu público. Isso pode ser feito não só pelas redes sociais como também por meio da mídia impressa e mesmo pelo boca-a-boca.

 

Então, sempre informe os seus clientes sobre possíveis mudanças no horário de funcionamento, endereço, novidades do cardápio etc. Com certeza, esse é um aspecto muito favorável para ter uma clientela sempre fiel ao seu restaurante.

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