Dúvidas?
Por Felippe Bueno
Quinta, 03 de Out de 2019
9 min. de leitura
COMPARTILHE

Faça do seu restaurante um sucesso com essas dicas

É comum ficar inseguro quando se vai abrir um novo negócio. Principalmente quando é comum que aquele determinado tipo de negócio declare falência. Por isso, é comum que se procure pessoas mais experientes para se pedir dicas de como ter um restaurante de sucesso.

 

A insegurança pode ser a maior inimiga nessa etapa. Mas, não precisa se preocupar com isso, basta algumas táticas. Criar um restaurante do início pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com um pouco de paciência tudo dará certo.

 

Fazer um restaurante de sucesso é a garantia para um negócio bom e duradouro. Confira algumas dicas abaixo.

 

1 - Tenha um bom ambiente para receber as pessoas

 

Certamente você já ouviu o ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. E ele não está errado. Por isso, é essencial que você tenha um ambiente confortável para receber os seus clientes.

 

Decida se o seu ambiente será rustico, mais simples ou luxuoso. Então, aposte na decoração e aconchego.

 

Não tente apostar em diversas tendências. Ouse dentro do possível e crie uma harmonia entre o ambiente. É importante deixar o cliente o mais confortável possível.

 

O ambiente é um conjunto de cores, decorações, música e estilo. Faça sugestões, mas procure um profissional na hora de cuidar de tudo. Seja sempre original.

 

2 - Cuide da imagem do seu negócio

 

Cuidar da imagem do seu negócio é algo fundamental para o sucesso do seu restaurante. A imagem será a apresentação dele e o que irá fazer o seu restaurante chamar clientes.

 

Lembre-se de dar atenção a detalhes que podem passar despercebidos, mas são fundamentais. Como, por exemplo, a limpeza do restaurante.

 

Tenha atenção com a limpeza dos banheiros e do local onde as pessoas irão comer. Forneça papeis higiênicos, sabonetes e papel toalha. Onde as pessoas irão comer, é legal deixar disponível guardanapos, palitos e temperos.

 

Mantenha sempre os pratos e talheres limpos, bem como as toalhas de mesa. Não esqueça de verificar todos os detalhes.

 

3 - Entretenha o cliente

 

Um restaurante é um local onde geralmente as pessoas vão para conversar, passar bons momentos juntas ou se conhecer melhor. Por isso, curtir o ambiente faz parte de todo esse momento especial.

 

Dessa forma, entreter um cliente é um passo fundamental na hora de ter um restaurante de sucesso. Os restaurantes mais simples geralmente possuem sempre uma TV e acaba virando tradição assistir futebol, sobretudo em época de Copa do Mundo ou outros campeonatos importantes.

 

Já os rústicos, podem optar por música ao vivo. E os luxuosos por música ambiente. Escolha uma opção que combine mais com o seu. O importante é fazer da experiencia do seu cliente a melhor possível.

 

4 - Tenha uma presença online

 

Quando alguém nos convida para jantar ou uma amiga nos fala bem de determinado restaurante, é comum pesquisá-lo na internet. Quando não encontramos nada o desapontamento é instantâneo.

 

Saber mais sobre o restaurante pode dar um norte sobre como nos vestir ou comportar em uma noite especial, por exemplo. Em alguns casos, o cliente pode até achar algo sobre o restaurante através de terceiros.

 

Mas o melhor é sempre o próprio restaurante falar sobre si mesmo. Por isso, ter uma presença online é fundamental na hora de fazer um restaurante de sucesso. Além de ser uma ótima forma de marketing para atrair mais clientes.

 

5 - Conheça o local onde você está abrindo o seu restaurante

 

Conhecer o local onde você vai abrir o seu restaurante é fundamental. Isso ajuda a saber quais são as pessoas que o frequentaria e, logo, te ajuda a ter uma ideia de como será sua clientela.

 

Assim, você evita de abrir um restaurante para um público x em um local que frequenta um público y. Em um local próximo a um ponto turístico, por exemplo, é mais frequente a incidência de turistas. E pode ser mais aclamado a comida local do lugar.

 

Dessa forma, conhecer o local onde você vai abrir o seu restaurante é um dos pontos chaves para ter um restaurante de sucesso.

 

6 - Possuir um produto original

 

Os restaurantes podem ter as comidas mais diversas. Mas é preciso ter algum produto original, ou seja, um prato que só seja encontrado no seu restaurante. Se você optar pelo básico, ele poderá ser encontrado em qualquer lugar.

 

Mas por outro lado, quando você tem um prato único, o cliente só consegue satisfazer a sua vontade se frequentar o seu restaurante. Isso fideliza o cliente além de atrair mais pessoas para conhecer o seu prato.

 

7 - Ser inclusivo

 

Pode parecer algo que pode ficar para segundo plano, mas na hora de abrir um restaurante de sucesso você precisa ser inclusivo. Essa é uma grande falha no ramo de restaurantes e você pode estar ajudando a restaurar isso.

 

Na hora de abrir o restaurante pense de forma inclusiva. Tenha mesas e cadeiras apropriadas para pessoas que vivem em cadeiras de rodas. Tenha rampas em seu restaurante e nos banheiros. Além de vagas preferenciais nos estacionamentos.

 

É imprescindível também que você treine os seus funcionários para saber lidar bem com essas ocasiões e serem inclusivos também. Incluir um cardápio em braile e contratar pelo menos alguns funcionários que saibam a linguagem de libras também são opções que não devem ser descartadas.

 

8 - Cuidar dos negócios

 

Muitas pessoas se animam quando pensam em abrir um restaurante. Mas muitos acabam não dando certo pelo fato de os empreendedores não encararem o restaurante como um negócio.

 

Em um negócio é preciso que você tenha métodos de administração implantados e rigorosos. Controle as entradas e saídas de dinheiro não só no caixa, mas também nos investimentos.

 

9 - Não seja arrogante

 

Uma das principais chaves para ter um restaurante de sucesso é não ser arrogante. É preciso ter humildade para administrar uma empresa com funcionários que você irá lidar todos os dias.

 

Também é preciso ser cordial e dar razão aos clientes. Lembre-se sempre que você serve de exemplo para os seus funcionários. Por isso, leve isso em consideração na hora de abrir um restaurante de sucesso.

Comenta aí

Contato

Teremos um imenso prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Endereço:
Rua José Elias Habice, 25
Vila Alcalá - Porto Feliz / SP
 
Telefone para contato:
(15) 3042-0831