Dúvidas?
Por Felippe Bueno
Terça, 08 de Out de 2019
10 min. de leitura
COMPARTILHE

Veja como fazer a administração do seu negócio com delivery

Começar a administração de um negocio pode parecer uma tarefa difícil a princípio. Mas tudo é questão de manter a calma e aprender rápido. Administrar um negócio é como administrar qualquer outra área da nossa vida, basta ter um pouco de paciência.

Ter medo errar ou de não ascender financeiramente com um negocio é o medo de muitas. Mas a chave para que isso não aconteça é cuidar da administração dele. É possível fazer uma boa administração mesmo sendo iniciante no assunto.

 

Confira abaixo algumas dicas de como fazer a administração do seu negócio com delivery.

 

 

Taxa de entrega

 

Em um negócio com Delivery, o que pode fazer a diferença na hora de o cliente aderir ou não os seus serviços é a taxa de entrega. Procure trabalhar sempre com taxas realistas.

 

Não cobre um valor absurdo para entrega, pois isso irá fazer com que você perca clientes. Mas também não queira oferecer serviços de taxa grátis de entrega se o seu negócio não tem como custear isso.

 

Trabalhe com valores realistas para você e para o cliente. Você precisará cobrir o valor do serviço e, se possível, ainda retirar um lucro sobre ele.

 

Pense em como será o serviço de entregas

 

Se você deseja trabalhar com um sistema de delivery, você precisa idealizar como será o serviço de entregas. Em primeiro lugar, você precisa saber se as entregas serão um serviço terceirizado ou não.

 

Existem muitas empresas terceirizadas com motoboys que podem ser contratados para entregas. Outra opção é você mesmo contratar o motoboy.

 

Pense também em como gerenciar o troco e em coisas que o cliente pode solicitar. Como, por exemplo, ketchup no caso de pizzarias.

 

Outra dica é nunca achar que apenas um motoboy pode dar conta das entregas. Sempre avalie suas necessidades e contrate de acordo com elas.

 

Investimento

 

 

Para conseguir administrar bem o seu negocio é preciso saber todo o valor investido nele. Desde o investimento inicial até durante o funcionamento.

 

Para isso, é preciso considerar o capital de giro, o investimento fixo e o investimento pré-operacional. O último trata de reformas e outros gastos que são necessários em imprevistos.

 

O primeiro é o que será necessário para obter o mínimo exigido para o funcionamento, como, por exemplo, a comida no caso de restaurantes. E o segundo, é o que é necessário para o funcionamento, como cadeiras.

 

O investimento calculado é necessário para saber o lucro que está sendo gerado e, por conseguinte, se o negócio está valendo a pena ou não.

 

Mantenha um cadastro de clientes

 

Com as tecnologias de hoje é fácil adquirir um programa para cadastrar o cliente. Isso irá facilitar as coisas para o cliente e para você.

 

Isso porque, coisas essenciais como endereços já estarão salvas, facilitando a entrega do produto. No sistema também pode ter o motoboy de serviços anteriores para o caso de o cliente querer fazer uma reclamação.

 

As facilidades também são estendidas para o método de pagamento.

 

Use fichas técnicas na cozinha

 

 

As fichas técnicas servem para serem consultadas sempre que alguém tiver dúvida. Geralmente, elas só são usadas de forma informal e quando alguém é novato. Mas é muito importante tê-las na cozinha.

 

É comum que os clientes façam reclamações acerca de pedidos, e com a ficha você evita isso. Além da administração da cozinha melhorar muito.

 

No caso de uma pizzaria, por exemplo, na ficha poderá constar o passo a passo da preparação. Também pode constar os recheios que devem conter em cada sabor e alguma observação do cliente. A ficha técnica evita deslizes e mal-entendidos.

 

Faça o controle do estoque do seu negócio

 

 

Algo crucial na hora de administrar qualquer tipo de negocio é fazer o controle do estoque.

 

Sem a matéria prima, não é possível que seu produto esteja pronto para a venda. E sem produto não há venda. Em muitos locais as pessoas pedem um prato e são chateadas com a noticia que algum ingrediente não poderá ser incluso pela falta dele.

 

Isso deixa o cliente frustrado e muitas vezes ele irá preferir fazer o seu pedido em outro local. Por isso, faça o controle do estoque de forma correta, de modo que nunca falte algo.

 

Se você não tiver familiaridade com isso, você poderá contratar alguém.

 

Atualize sempre o seu cardápio

 

É muito desagradável querer comer algo que está presente no cardápio e o estabelecimento não oferecê-lo. Por isso, mantenha o seu cardápio atualizado. Isso é algo que pode acontecer com frequência e deixará o cliente frustrado. Então, para evitar conflitos e uma perda de clientes, não custa atualizá-lo.

 

Seja por falta de algum ingrediente ou por que o restaurante não oferece mais o prato, isso sempre deve ser informado antes de o cliente pedir.

 

Cardápios que podem ser mudados com frequência é uma boa nessas ocasiões. Tente apostar em um cardápio digital ou em uma alternativa mais barata, como o cardápio escrito a mão em uma lousa.

 

Invista na saúde da sua equipe

 

 

Muitas pessoas negligenciam esse fator na hora da contratação de funcionários. Porém, investir na saúde do seu funcionário irá evitar muitas dores de cabeça.

 

Por isso, pense em contratar um plano de saúde para os seus funcionários. Com o plano de saúde alinhado com práticas saudáveis no dia a dia, raramente um funcionário irá se afastar do trabalho por motivos de doença. Dependendo do plano, você também pode associá-lo com outros tipos de seguros, como, por exemplo, o de vida. Este também irá assegurá-lo em caso de acidentes de trabalho. Com o seguro, você pode evitar um grande processo em caso como esses.

 

Outra vantagem é que os planos empresariais podem possuir uma margem de desconto bem alta, então o custo será baixo. Além disso, muito mais pessoas se interessam em trabalhar com melhores benefícios.

 

Para além disso, você também não irá querer que um funcionário doente atenda um cliente seu. É preciso pensar em tudo na hora de administrar uma empresa.

Comenta aí

Contato

Teremos um imenso prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Endereço:
Rua José Elias Habice, 25
Vila Alcalá - Porto Feliz / SP
 
Telefone para contato:
(15) 3042-0831